Por medida de segurança, reuniões serão fechadas; população poderá acompanhar por meio de lives nas redes sociais
O presidente da Câmara Municipal de Juatuba, Jurandir Santos, estabeleceu, na última quinta-feira (7), o retorno das sessões plenárias no Legislativo Municipal. Conforme a Portaria Nº 28, assinada por Santos, as reuniões voltam a ser realizadas nesta segunda-feira (11), porém, em razão da pandemia de coronavírus, com uma série de restrições. A primeira delas é que serão fechadas – ou seja, apenas os vereadores e funcionários da Casa estarão no local, de modo a não haver aglomeração. Todos eles usarão máscara e álcool 70% para higiene constante das mãos. A população poderá acompanhar os trabalhos por meio de transmissão ao vivo no Facebook e no canal da Câmara no YouTube.
A Portaria define, ainda, que funcionários com idade superior a 60 anos, bem como colaboradores com doenças crônicas comprovadas, estão dispensados das atividades por fazerem parte do “grupo de risco”, ou seja, pessoas que estão mais vulneráveis às complicações de uma possível contaminação por covid-19.
Além disso, qualquer servidor do Legislativo que manifeste sintomas de contágio por coronavírus e apresente atestado médico comprovando seu estado saúde também ficará dispensado das atividades.
Atendimento também retorna
Por fim, os trabalhadores que estavam em home office devem retornar ao posto a partir desta segunda. Isso porque o atendimento ao público também será retomado de forma escalonada.
Com isso, cidadãos que necessitam de algum serviço oferecido pela Câmara serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 16h. Todos devem usar corretamente a máscara para acessar o espaço. A Câmara fornecerá álcool 70% na entrada da edificação para higiene das mãos. Mesmo com a volta dos serviços, o Legislativo apela para que pessoas só se dirijam à Câmara caso realmente necessitem, evitando, assim, os perigos de uma exposição desnecessária.
“A volta das reuniões ordinárias é de extrema importância, ainda que num momento tão delicado que enfrentamos com a pandemia da covid-19. Existem demandas importantes da cidade que precisam ser debatidas e votadas, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que chegou na Casa. Ela vai ser lida já nessa primeira reunião e analisada com cautela, pois orienta a elaboração do orçamento do próximo ano. A reabertura do atendimento ao público seguirá todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, priorizando a saúde e o bem-estar de servidores e da população. Seguimos o Executivo, que tem nos informado sobre a situação de contágios em Juatuba e, por isso, vale lembrar que a reabertura pode ser revista a qualquer momento, pois as vidas estão em primeiro lugar”, ressaltou Jurandir Santos.