Juatuba 30 Anos

Tudo teve início no dia 27 de abril de 1992, quando o Governador do Estado de Minas Gerais assinou a emancipação do município através da Lei Estadual 10.704 passando Juatuba, a partir de então, a se constituir no mais novo município de nosso Estado. Instalado o município na data de sua criação, o interventor nomeado para o pequeno período começou a implantar as bases do que seria a Juatuba do futuro, com a instalação gradativa dos serviços essenciais, visando o bem-estar de sua gente, e em 1° de janeiro de 1993, foi empossada a primeira câmara municipal. 

O nome do município, antes conhecido como Varginha, tem origem indígena, foi adotado em 1911 e significa, ‘Sítio dos Juás’ devido à abundância no local deste fruto.

Observação: Antigos moradores do município relatam que o nome Juatuba se originou de duas plantas que eram abundantes na região, uma delas seria o Juá (como mencionado no texto acima) e a outra seria o Jatóba  Daí, fez-se a fusão das duas palavras Juá + Jatobá o que originou o nome do município. Tem ainda a teoria que diz que Juá é o nome da fruta mas tuba significa abundância (em algum dialeto indígena), fazendo menção à quantidade da fruta presente na região.

O povoado de Juatuba iniciou-se em torno da estação ferroviária da antiga Rede Mineira de Viação. Este primeiro registro de habitação da região vincula-se ao ciclo do ouro, sendo a Serra de Santo Antônio ou a Serra de Santa Cruz, pontos de penetração das bandeiras precedentes de Ouro Preto e Mariana. Os bandeirantes, Fernão Dias, Mateus Martins Leme e Borba Gato e outros, vindos dessas cidades em busca do ouro, enfrentaram as dificuldades de atravessar o Rio Paraopeba e fundaram os povoados de  Mateus Leme e Esmeraldas, a cidade pertencia antes da emancipação ao município de Mateus Leme. 

 

Viva Juatuba! Ah, essa junção do Juá + Jatobá enche nosso coração de alegria – e muitas vezes de saudade, quando precisamos, por quaisquer motivos, nos ausentar um pouco dessas terras. O fato é que, de 1992 para cá, Minas sacramentou mais um de seus tesouros. E nós, juatubenses (de nascença ou de escolha), somos muito gratos por essa cidade ainda tão jovem, mas linda, pujante e hospitaleira nos abraçar. Que os próximos 30 anos sejam ainda mais especiais. Parabéns, Juatuba!